terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dzeko e o porquê de Cardozo continuar no Benfica!

O avançado bósnio contratado a temporada passada pelo City ao Wolfsburg, vai continuando a mostrar o seu faro de golo e a disponibilidade de soluções para poder finalizar uma jogada. Apesar de partilharem o 1,93m de altura, o bósnio leva vantagem ao nivel da capacidade condicional velocidade, o que só por ai não condiciona tanto o modelo de jogo da sua equipa e o torna mais forte a provocar desmarcações de ruptura. As diferenças não se ficam por aqui, Cardozo é um canhoto bem conhecido e do seu pé direito pouco ou nada se conhece, enquanto Dzeko é destro mas com capacidade para utilizar o seu pé esquerdo com qualidade. Juntemos a isto o jogo áereo em que Cardozo foi evoluindo e Dzeko mostra um grande à vontade, onde são visivéis bons índices ao nível das capacidades coordenativas.



Tudo isto é a diferença de um bom ponta-de-lança, para um ponta-de-lança de topo!


5 comentários:

  1. Na minha opinião só têm comparação pela altura. Dzeko é muito melhor tecnicamente, e mais completo!

    Bom post.

    http://rivaisamesa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Boas.
    Apesar de não se dar muito por isso, o Cardozo também remata e assiste de pé direito, apesar de não ser muito visto.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. O que é engraçado é que tem mais ou menos o mesmo numero de jogos (261 para Dzeko e 264 para Cardozo) mas o Cardozo tem quase mais 50 golos (125 do Dzeko e 173 do Cardozo)...

    Benfica sempre.

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    A comparação não é fácil, são jogadores diferentes e contextos ainda mais! Mesmo assim gostei muito. Só faltou uma coisa, nas minha opinião claro (o comentário do BT26 pode indicar algo).

    Cardozo é bem mais inteligente que Dzeko, apesar de como dizes, e bem , ter um nível de aptidão funcional individual menor que este.

    Contudo, o maior numero de golos marcados não traduz essa diferença (podendo apenas ser "indicador"), ela observa-se na forma como está presente (colectivamente) na criação dos variados momentos de finalização do SLB, coisa que Dzeko não faz no City!

    Parabéns pelo blog, não conhecia mas estou a gostar muito!

    Abraço,

    Jorge D.

    ResponderEliminar
  5. Caro Jorge D.,
    antes de mais o meu obrigado!

    Este texto foi também utilizado para demonstrar o porquê do Cardozo ter tido dificuldades em sair do Benfica, porque apesar de tudo os avanços de €, esbarram nas limitações funcionais do Cardozo, na minha opinião é claro.

    Abraço

    ResponderEliminar