sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Conhecendo Leonardo Jardim!


Leonardo Jardim é um dos mais promissores jovens técnicos nacionais! Não foi um treinador que subiu a pulso da escola "Mourinho" ou mesmo da carreira que teve enquanto jogador, Leonardo teve que prestar provas para conseguir orientar actualmente o SC Braga.
O técnico iniciou carreira no Camacha, saltou para o Chaves em 2007/2008 onde conseguiu alcançar a subida à Liga de Honra no ano seguinte (vice-campeão II divisão B, 2008/2009), na época seguinte chegou a Aveiro para treinar o SC Beira-Mar, tendo na altura também sido oficializado no site do Gil Vicente. Ao que parece António Fiuza (presidente do clube de Barcelos), não gostou da lista de jogadores pretendidos por Jardim (muitos deles do seu ex-clube, Chaves) e o madeirense virou-se para Aveiro. Com o objectivo definido de fazer melhor que o 12º lugar da época transacta, Leonardo foi buscar alguns jogadores de baixo custo a Chaves, foi buscar o central experiente Hugo e tornou-o em pedra bacilar da equipa, cedendo-lhe mesmo a braçadeira de capitão (substituindo o muito querido em Aveiro, Fary). Foi a primeira marca de Leonardo no Beira-Mar, que iniciava a época com um orçamento reduzido, sem grandes nomes e sem o objectivo da subida definido (pelo menos verbalmente). A equipa rapidamente se mostrou muito organizada, os resultados começaram a aparecer mas o discurso manteve-se afastando a pressão da equipa. Foi campeão da Liga de Honra em Aveiro, e na época seguinte voltou a mostrar a principal característica da época transacta, a grande organização fazia o SC Beira-Mar bater-se olhos nos olhos com qualquer que fosse a equipa.

Estava conseguido o objectivo de Leonardo, treinar na primeira liga antes dos 40 anos (sendo que o mesmo disse que se tal não se verificasse abandonaria o futebol). Ainda antes do término da época, Leonardo Jardim abandona Aveiro, alegando que não continuaria ai e que queria que o próximo treinador pudesse começar a preparar a próxima temporada. Muito se especulou, FC Porto e SC Braga surgiam como destinos possíveis, acabando por ingressar neste último após a saída de Domingos no final da temporada!
Aos 37 anos, Leonardo Jardim, começa a mostrar a quem não andou atento ao seu trabalho, todas as suas qualidades, é um homem inteligente, humilde e com ideias bem definidas, métodos de trabalho que agradam aos jogadores e uma paixão pelo que faz que deixa os seus superiores rendidos, o madeirense tem tudo para atingir patamares ainda mais elevados, pelo menos eu assim o espero!

1 comentário:

  1. Pois, só foi pena ter deixado o BM a meio de uma época sem que nada o justificasse. Como treinador, concordo com tudo o que aqui foi escrito, como homem, já ponho as minhas duvidas.

    ResponderEliminar